Anualmente os brasileiros precisam declarar imposto de renda, ou seja, informar à Receita Federal todos os bens e investimentos que acumularam ao longo dos 12 meses que se passaram. No entanto, esse processo gera muitas dúvidas na população, principalmente entre os trabalhadores autônomos. Uma incerteza comum é: motoristas de aplicativo precisam declarar?

Os motoristas de aplicativo são considerados profissionais autônomos, ou seja, não têm vínculo empregatício com nenhuma empresa. Por isso, é indicado que eles fiquem atentos a regras específicas para essa modalidade. A Gostei preparou um artigo explicando um pouco mais a respeito. Confira!

O que é o Imposto de Renda? 

O Imposto de Renda é cobrado sobre a renda dos brasileiros pelo Governo Federal. Neste sentido, essa cobrança acompanha a evolução de ganho de cada pessoa. Existem duas formas de ser cobrado: de forma automática ou não. No caso da primeira, conhecida como “retida na fonte”, é considerada a mais simples. Não é preciso fazer nada, pois o imposto já é descontado da renda da pessoa. 

Em alguns casos o próprio contribuinte precisará calcular o valor e, depois, fazer o pagamento. Esse processo se dá, principalmente, com investimentos de renda variável, como fundos imobiliários, por exemplo. Ainda, sim, a cobrança é feita em cima do lucro, por isso, o investidor só irá pagar o imposto quando vender o ativo e obter lucro por ele. 

Para que serve a declaração do Imposto de Renda? 

O Imposto de Renda é uma tributação social. Seu principal objetivo é fazer com que a parte da população com ganho elevado contribua a fim de prover melhorias gerais no dia a dia de todos. 

Neste sentido, o Imposto de Renda nada mais é do que uma fonte de dinheiro utilizada para melhorias em toda a gestão pública. É a fonte financeira também para a evolução de todos os serviços oferecidos nos Estados e cidades de todo o Brasil, seja na educação, desenvolvimento urbano, saúde e outros. Tudo em âmbito federal.

Sou motorista de aplicativo: preciso declarar?  

O motorista de aplicativo só deve declarar o Imposto de Renda se a soma de todos os seus rendimentos durante o ano for superior a R$28.559,70. De uma forma prática, se a soma de 60% das corridas de todo o ano não chegar a esse valor, então não é necessário declarar, afinal, os outros 40% lucrados são isentos de impostos.

O motorista de aplicativo deve declarar seu Imposto de Renda mensalmente se seu rendimento for maior do que R$1.903,98. Isso é feito a partir do carnê-leão. Os dados dele irão diretamente para o Imposto de Renda tão logo a janela da declaração abra. Dessa forma, o processo fica mais facilitado. É importante ressaltar que cada mês deve ser declarado separadamente, afinal, os valores de lucro podem alterar. 

Como calcular o Imposto de Renda? 

Para fazer o cálculo do Imposto de Renda é preciso olhar a tabela do IRRF e verificar em qual linha de salário o colaborador se encontra. Feito isso, o processo é relativamente simples: calcule o valor da alíquota indicada na tabela sobre o salário. Depois, subtraia a parcela que será deduzida do imposto. 

Outra opção é terceirizar esse serviço para um contador fazer o processo para você. Evitando erros e cálculos errados que podem ter consequências como multas.

Venha fazer parte do nosso time e conhecer os nossos serviços! 

Declarando ou não Imposto de Renda, uma coisa é certa: a profissão motorista de aplicativo está em vasto crescimento no nosso país. Com a Gostei o profissional tem acesso a inúmeros benefícios, além de rodar com um aplicativo mais seguro. Acesse nosso site e conheça nossos serviços!